14 de setembro de 2012

Resenha: O que aconteceu com o adeus - Sarah Dessen


Editora: iD

O que aconteceu com adeus conta a história da McLean, uma menina que em dois anos, viveu em quatro cidades diferentes. Usando quatro nomes e personalidades diferentes.
Depois do divórcio dos seus pais e o novo casamento da mãe, ela escolhe ficar com seu pai, que trabalha em uma consultoria de restaurantes com problemas e se muda bastante. E a mudança de personalidades vem do fato de ela estar tentando fugir de tudo isso, de todo o seu passado e de quem ela é.
Mas chegando à sua nova cidade, ela acaba ficando com seu próprio nome e começa a redescobrir quem ela realmente é.
A narrativa da Sarah Dessen é tão delicada, tão maravilhosa que faz a leitura se tornar prazerosa. Esse foi o quarto livro que eu li da autora e ela sempre escreve sobre personagens reais, situações reais, e faz isso muito bem.
O que aconteceu com o adeus não se tornou meu livro favorito da autora, mas a maneira como ela aborda família e os problemas da família da McLean é incrível. Eu disse isso na resenha de Lock and key, a Sarah Dessen apresenta vários personagens ao leitor e desenvolve praticamente todos eles. Ela envolve o leitor com todo o contexto que cerca a personagem principal. E sempre dá uma grande importância a família e a amigos.
É uma das poucas autoras que eu sinto isso. Que eu sinto que eu estou totalmente dentro da vida da personagem. McLean é uma personagem que está tentando se encontrar, ela mudou tantas vezes de personalidade e agora precisa encarar a verdadeira, quem ela realmente é.
Eu gostaria que tivesse tido um pouco mais de romance no livro, apenas um desejo meu de leitora lendo as cenas de Dave e McLean. Mas enfim, eu simplesmente adorei quando ele fala de amigos das duas da manhã.
Recomendo o livro, mas prefiro outros da autora. Meu favorito ainda é Just Listen e A caminho do verão. Mas Sarah Dessen é Sarah Dessen, acho que é uma autora que merece uma chance de todo mundo. Ela escreve livros totalmente reais. Sem ‘milagres’ ou acontecimentos que só acontecem em livros. O que acaba acontecendo nas histórias dela é a mais pura realidade. E eu gosto muito disso. É uma leitura honesta sobre a vida e os acontecimentos presentes nela.

4 comentários:

  1. Li "A caminho do verão" dela e me apaixonei, a escrita dela é mesmo incrível... quero muito ler os outros!

    ResponderExcluir
  2. Já cansei de dizer que quero ler os livros da Sarah esse é outro que entra para a lista (a grande lista!), mas a ID é má, são careiros, haha
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Olha Gabi, você já conseguiu me fazer ler John Green, agora é a vez da Sarah!

    ResponderExcluir
  4. Sarah Dessen! To querendo muito os livros dela, esse parece ser um bom caminho para começar :)

    ResponderExcluir