11 de março de 2013

Resenha: Shiver - Maggie Stiefvater


Desde que eu li a Saga Crepúsculo, eu não gosto de lobisomens. E foi isso que fez com que eu não me interessasse por Shiver, por mais que eu ouvisse comentários positivos sobre o livro.
Mas eu precisava de livros e esse estava lá na biblioteca, não tinha outras opções que tinham me chamado atenção, então resolvi dar uma chance para essa história.
A mitologia de lobisomens, é bem diferente do que eu pensava que seria. E a história também. Quando Jack é atacado por lobos e considerado morto, toda a cidade se vira contra esses animais. Menos Grace. Porque desde criança, ela sente uma fascinação pela alcateia, e por um lobo de olhos amarelos em especial.
Até que um dia, ela conhece um menino de olhos amarelos, e ela consegue ligar os pontos.
Algo que eu gostei nesse livro, foi que não existe toda aquela história da pessoa levar um bom tempo para descobrir que a pessoa x não é apenas uma pessoa e sim um ser sobrenatural. Isso acontece bem rápido e não é o foco principal do livro.
Eu gostei da maneira como o relacionamento de Grace e Sam foi desenvolvido. A autora narra de uma forma muito delicada, e boa de ler. Apesar de que o romance estilo amor a literalmente primeira vista tenha me incomodado no inicio, depois de um tempo isso perdeu a importância. Sam é muito fofo.
A mitologia dos lobisomens da autora consiste em temperaturas. Quando está muito frio, eles se transformam em lobos. E depois de alguns anos voltando a ser humano na primavera, isso para de acontecer e eles permanecem como lobos para o resto da vida.
Isso foi interessante e diferente. É um livro bom. Uma história fofa e legal de se ler. Eu só achei que a autora ficou uma boa parte do livro sem colocar nenhum conflito e deixou para colocar tudo no final.
Shiver tem uma continuação, que eu não sei se tenho vontade de ler. Fazia tempo que eu não lia nada sobrenatural e eu gostei bastante da leitura. 
No Brasil o livro recebe o nome de Calafrio e é publicado pela editora Agir.

7 comentários:

  1. Oi Gabi

    Eu tinha interesse em ler esse livro, mas acabei perdendo a vontade. Não sou muito de lobisomens também, apesar de gostar bastante de lobos.

    ResponderExcluir
  2. O que me desanimou nessa série foi a grande CAGADA que a editora fez com os livros, mudando as capas, os tamanhos, e afins. Só tenho o volume 1 em casa e fico protelando pq tbm não curto mt a "mitologia" de lobos! XD

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gabi, quanto tempo!
    É, eu era bem curioso em relação a Shiver, sempre quis ler - até tive o livro, mas nunca efetivei a leitura, de fato, e agora nem tenho mais interesse. Não gosto de lobisomens mesmo :P
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Eu já prefiro lobisomens a vampiros! Tenho Shiver aqui em casa, mas não li ainda.

    ResponderExcluir
  5. Ah.. Não conhecia este livro e adorei a sua resenha! Curti muito, o que me deixou bem curiosa por este leitura.
    Não sei onde vou arrumar tanto dinheiro para as leituras que quero, rs!

    Beijos
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu morro de vontade de ler essa série, mas me falta oportunidade. Sempre vejo vários elogios, mas sempre citam alguns pontos negativos. Adorei a resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. Ahh, leia os outros sim!
    Eu sou apaixonada por esta série <3
    Ela me marcou muito (muito mesmo!) e tenho um carinho todo especial por Sam e Grace.
    Nos próximos livros, é mais legal ainda pq os personagens secundários têm mais destaque e toda a certeza que "ronda" a mitologia dos lobos pode se perder.

    Beijo!

    ResponderExcluir